Neste sábado, 15, é dia D de vacinação contra o Sarampo

236
Neste sábado, 15, será o “Dia D” de mobilização nacional de vacinação contra o sarampo. Pessoas de 20 a 29 anos, mesmo que estejam com a vacina em dia, devem receber outra dose, pois é a faixa etária mais acometida. Para o público de 5 a 19 anos e 30 a 59 anos será considerado o histórico vacinal. Em Maringá, todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vacinarão das 8h às 17h.
De acordo com a Secretária de Saúde de Maringá, em 2019, foram notificados 10 casos e 3 confirmados, todos importados, ou seja, de outras cidades. Em 2020 não houve registros de notificações. Com o intuito de eliminar a circulação do vírus do sarampo no estado, a Secretaria do Estado da Saúde do Paraná, resolveu ampliar a campanha de vacinação contra a doença.
O Ministério da Saúde (MS), explica que o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
COMPARTILHAR