A CIDADE

Saúde vacina nesta sexta, 7, idosos com 60 anos e amanhã, 8, começa a vacinar grupo especial

Foto - Geraldo Bubniak
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta quinta-feira (6), cerca de 17 mil doses para a campanha de vacinação contra o coronavírus. A imunização segue as diretrizes da vacinação da Covid-19, conforme nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde. Nesta sexta-feira, 7, os imunizantes serão destinados para a aplicação da 1ª e 2ª doses de pessoas com 60 anos ou mais nas Unidades Básicas de Saúde referenciadas para vacinação contra o COVID-19 e no drive thru. Na Secretaria de Saúde haverá apenas a aplicação da 2ª dose para os trabalhadores da saúde.

Novos grupos

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), definiu o processo de vacinação de pessoas com comorbidades em duas fases. Dependendo da chegada de doses de vacinas, os estados vão avançando etapas

A primeira fase do processo de vacinação de pessoas com comorbidades em Maringá terá início no sábado (8) e prossegue na segunda-feira (10). Nessas datas, a vacinação deste público ocorrerá apenas na UBS Iguaçu e Zona 7. Nestes locais e datas serão vacinadas, proporcionalmente, pessoas com doença renal crônica em diálise, de 18 a 59 anos; pessoas com deficiência permanente grave, com BPC (Benefício de Prestação Continuada), de 55 a 59 anos; além de pessoas com síndrome de down de 18 a 59 anos; e gestantes e puérperas com comorbidades, com idade igual ou maior que 18 anos (no documento de comprovação deverá estar descrito qual comorbidade está inserida).

Documentos que devem ser apresentados obrigatoriamente
Os pacientes com comorbidade deverão apresentar documento oficial com foto e uma declaração comprobatória, assinada e certificada por um médico e que ficará retida na UBS no momento da vacinação. As declarações poderão ser retiradas na rede privada, pelo Sistema Único de Saúde (SUS),  Conselho Regional de Medicina (CRM) Paraná e no site Prefeitura. Confira o link. 
Os pacientes do SUS pertencentes aos grupos de hipertensão e diabetes também serão vacinados nesta etapa.  Os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) farão contato com estes pacientes para direcionamento da unidade em que serão vacinados.