A CIDADE

Saúde vai fechar a UPA Zona norte nesta sexta, 30, para readequar atendimento

Márcio Naka/Arquivo PMM
A Secretaria de Saúde fará adequações no fluxo de atendimento das unidades de pronto atendimento para enfrentamento da pandemia e outras comorbidades. A partir das 7 horas desta sexta, 30, a UPA Zona Norte será fechada para organização interna e retorna às 19 horas do mesmo dia como unidade exclusiva de urgência e emergência clínica, não relacionada à covid-19.

Assim, nesta sexta-feira, os pacientes com suspeita de coronavírus devem procurar a UPA Zona Sul, que funciona exclusivamente como unidade covid-19. Às 19 horas desta sexta-feira, 30, a UPA Quebec fechará para adequações internas e reabrirá às 7 horas do sábado, 1º de maio, como unidade exclusiva para pacientes com suspeita de coronavírus.

“As mudanças são necessárias devido à diminuição dos casos de coronavírus e ao aumento na procura de atendimento de urgência e emergência clínica. Manteremos duas portas de entrada para pessoas com sintomas de covid-19 e aprimoraremos o atendimento de pacientes com outras comorbidades”, explicou o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi.

A diminuição de casos de coronavírus reflete as medidas de restrição aplicadas pela Prefeitura de Maringá. Entre 28 de fevereiro e 6 de março, a cidade registrou 1915 casos de coronavírus, maior média semanal registrada neste ano. Os números que vinham em um crescente começaram a diminuir. Entre 28 de março e 3 de abril, 953 pessoas foram positivadas (queda superior a 50%). Nesta última semana, entre 18 e 24 de abril, a queda foi ainda maior, com o registro de 863 novos casos.