POLICIAL

PF de Maringá apreende helicóptero com 220 quilos de cocaína na região

A Polícia Federal (PF) de Maringá apreendeu neste domingo, 21, um helicóptero carregado de cocaína. A apreensão aconteceu na zona rural do município de Santa Mônica (a 180 km de Maringá). Segundo a PF, a aeronave transportava 220 quilos de cocaína.

Nos últimos dias, a Polícia Federal vinha recebendo informações de que naquela região estavam sendo abastecidos helicópteros em áreas isoladas, fora do padrão convencional de abastecimento de aeronaves, o que indicava a prática de ilícitos.

Diante de tais circunstâncias, foram realizadas investigações em campo e diligências que resultaram na identificação de local suspeito, onde, na manhã deste domingo, os policiais abordaram, em solo, um helicóptero modelo RR-44 que se preparava para o transporte da droga.

Junto à aeronave foram encontrados grande quantidade de combustível para aeronave, aparato específico para o abastecimento clandestino e a droga apreendida. Três homens foram presos em flagrante, um deles se tratava do possível piloto da aeronave e os outros dois estariam no apoio logístico do abastecimento. Todos responderão pelos crimes de tráfico internacional de entorpecentes e também por associação criminosa.

Em novembro do ano passado, a Polícia Federal efetuou apreensão semelhante na  região de Barbosa Ferraz/PR, cidade localizada a 120 km de Maringá/PR, ocasião em que foi apreendida uma carga de 430 kg de cocaína, também transportada por helicóptero. É a maior apreensão de cocaína da Polícia Federal em Maringá no ano de 2021.

A ação contou com o apoio da Polícia Militar do estado do Paraná, 3ª Cia Independente da PM em Loanda e do Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil. A droga e o helicóptero foram trazidos para Maringá.