A CIDADE

Vacinação contra a Covid começa na quarta-feira, 20, em Maringá, diz prefeito

O anúncio oficial sobre o início da campanha de imunização contra o novo coronavírus foi feito pelo ministro da saúde Eduardo Pazuello, durante uma videoconferência realizada nesta quinta-feira (14) com prefeitos de todo Brasil.

De acordo com o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, em um primeiro momento, o Ministério da Saúde vai liberar 8 milhões de doses – sendo 2 milhões do laboratório Astrazeneca e 6 milhões da chinesa Sinovac. A quantidade distribuída para cada uma das cidades ainda não foi revelada.

Durante coletiva na manhã desta quinta-feira, 14, o prefeito maringaense garantiu que a Secretaria Municipal está preparada para iniciar a imunização. “Estamos com tudo pronto e programado para iniciar a vacinação a partir de quarta-feira”, afirmou o prefeito.

O cronograma divulgado por Pazuello prevê que os municípios começarão a receber as vacinas na próxima segunda-feira e a campanha nacional será iniciada simultaneamente em todo o país na quarta, dia 20 de janeiro.

Os grupos imunizados primeiro são dos idosos, profissionais de saúde e indígenas. Em Maringá, o público alvo corresponde a 75 mil pessoas, sendo 58 mil idosos e 17 mil trabalhadores na saúde da rede pública e privada.

Nos próximos dias, a secretaria de saúde irá anunciar detalhes da estratégia de vacinação, já que inicialmente as doses não serão suficientes. Ainda de acordo com o anúncio do ministro, no domingo a Agência Nacional de Vigilancia Sanitária – Anvisa, deve liberar o uso emergencial das vacinas da Astrazeneca e Coronavac.

Márcio Gomes – Equipe Pinga Fogo