A CIDADE

Fiscalização fecha 32 estabelecimentos em Maringá no fim de semana

Foto: Andye Iore / PMM/Arquivo
Entre sexta-feira e domingo (de 26 até 28), as equipes de fiscalização da prefeitura de Maringá receberam 548 denúncias, vistoriaram 211 locais, emitiram quatro autos por irregularidades, quatro multas e fecharam 32 estabelecimentos comerciais. O trabalho, segundo a prefeitura, é preventivo e visa a reduzir riscos de contaminação pelo coronavírus em Maringá e não multar empresas e pessoas.
No final de semana anterior, entre 19 e 21 de junho, foram 600 denúncias, 98 estabelecimentos fechados, 23 multas por irregularidades e 79 multas sobre toque recolher e/ou falta de máscara de proteção. Foram três vezes menos fechamentos no último final de semana que no anterior. Já multas para pessoas foram 19 vezes menos.

Mesmo assim, ainda é grande número de empresas desrespeitando decreto. Como bares, espaços de eventos, supermercados, entre outros. Fiscalização está atenta e verifica denúncias no 156. Entre flagrantes do final de semana está um centro de eventos na Zona 4 com uma festa particular. Caso é avaliado pela Secretaria da Fazenda. Entre outros casos.
Outro aspecto é que final de semana chuvoso reduziu casos de ocupação de espaços públicos como Academias da Terceira Idade (ATIs), os Meu Campinho, praças, entre outros. Assim, equipes de fiscalização verificaram outras empresas além de bares, restaurantes e lanchonetes. Também foram vistoriados estabelecimentos nos distritos de Floriano e Iguatemi, onde não houve irregularidades.

Reunião do Grupo de Gestão Integrada sobre Coronavírus (GGI) na manhã de hoje, no Paço Municipal, avaliou trabalho no final de semana. Também abordou outros aspectos como continuidade do trabalho na Mobilização Integrada, operação em espaços públicos com aglomeração de pessoas, entre outros. Denúncias sobre descumprimento do decreto devem ser feitas no 156 e sobre perturbação do sossego no 153 ou 190.
RESUMO entre sexta-feira e domingo (26 até 28):
• 548 denúncias
• 211 locais vistoriados
• 32 locais fechados
• 4 autos por irregularidades sobre decreto
• 4 autos pelo descumprimento do toque de recolher/uso de máscaras

ANÚNCIANTES VIP´S