MARINGÁ

Pesquisadores começam a fazer testes do coronavírus em Maringá

Fotos - Andye Iore/PMM

A partir desta quarta-feira, 20, pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Uningá e Unicesumar, com apoio da prefeitura de Maringá, vão percorrer as ruas da cidade para fazerem testes de coronavírus. O objetivo é analisar a disseminação do vírus nos bairros. São 800 amostras disponibilizadas pelo governo para esta pesquisa. As equipes estão devidamente uniformizadas e com crachás de identificação.

Uma equipe de geógrafos e estatísticos fez roteiro com número de residências por regiões da cidade onde os testes serão aplicados. De cada casa, um morador será escolhido para avaliação. Em caso positivo, todos da família serão testados, a partir da coleta de 10 microlitros de sangue obtido de picada na ponta do dedo. O resultado sai em 20 minutos. Se necessário, o local será isolado e a família colocada em isolamento, controlado pela Secretaria de Saúde.
O chefe do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina e Coordenador do Laboratório de Virologia Clínica da UEM, Denis Bertolini, informa que metodologia já foi usada em pesquisa sobre dengue anteriormente. Essa, porém, é a primeira vez que equipes vão até residências. Para ajudar na conscientização dos moradores, agentes de Saúde já passaram nas casas orientando sobre pesquisa oficial da prefeitura e universidades.

ANÚNCIANTES VIP´S