Sanepar suspende aumento na tarifa de água após medida do TCE-PR

48

A Sanepar decidiu suspender o aumento de 12,13% na tarifa de água no Paraná. A decisão foi anunciada na segunda-feira, 13, após uma medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Uma Comunicação de Irregularidade acatada pelo conselheiro Artagão de Mattos Leão foi protocolada ainda na quarta-feira (8) no TCE-PR, impugnando os percentuais e a metodologia aplicada ao aumento.

Segundo a avaliação da 2ª Inspetoria do Controle Externo (ICE) do tribunal, desde que se promoveu a revisão tarifária em 2017, o aumento acumulado das tarifas da Sanepar foi de 27,92%, contra uma inflação (IPCA), no mesmo período, de 12,06%. Na manifestação acatada pelo conselheiro, a inspetoria do TCE destaca que “estamos diante de verdadeira aberração travestida de uma teia de números, que visam distribuir lucros aos acionistas”.

De acordo com a análise da 2ª ICE, enquanto em 2014 foram distribuídos aos sócios lucros de aproximadamente R$ 200 milhões, em 2018 os valores ultrapassaram os R$ 423 milhões, segundo informam os próprios relatórios da SaneparO aumento na tarifa foi aprovado pela Agência Reguladora do Paraná a Agepar.

COMPARTILHAR